Projetos de Pesquisa

Ao encontro da cor: primeiros impressos coloridos brasileiros de caráter lúdico (1880-1945)
Esta pesquisa busca investigar a transição das técnicas de impressão colorida entre a interpretação manual e a fotomecânica. Para ilustrar esse recorte serão abordados os primeiros impressos coloridos produzidos no país entre 1880 a 1945 onde se destacam as estampas de caráter lúdico pertencentes ao acervo da Fundação Biblioteca Nacional. Serão consideradas as estampas produzidas com a finalidade de entretenimento e diversão. Situam-se neste contexto os impressos coloridos que ilustram a iniciante produção literária brasileira infanto-juvenil, brinquedos e jogos (destinados tanto ao público infantil como adulto). O uso da cor tem para este tipo de peça gráfica um diferencial atrativo, sendo essencial como estratégia de persuasão e interesse. O resgate histórico visa localizar, identificar e descrever tecnicamente este tipo de impresso, promovendo o interesse pela memória gráfica brasileira e a visibilidade de sedutoras peças do acervo da BN.


Cinema e Design
Pesquisa com vários desdobramentos sobre a via de mão dupla entre as artes visuais e o design, e o cinema, com ênfase na fricção entre o elemento textual e os meios audiovisuais.
Desde o uso das cartelas de texto do cinema mudo, com inserções tipográficas e gráficas como recurso complementar à própria estrutura narrativa do filme, à filmografia de Jean-Luc Godard.


Design como conhecimento: desafios para a pesquisa orientada à sociedade
Este projeto articula pesquisadores e laboratórios de pesquisa do PPDESDI (programa de Pós Graduação em Design da Escola Superior de Desenho Industrlal, segundo quatro abordagens: (1) Desenvolvimento da história, da teoria e da pesquisa em design; (2) Raciocínio projetual, implicações para o ensino de design e a educação em geral; (3) Projetos colaborativos nos âmbitos da política e da produção; e Design e ambiente de negócios.


Design da interação nas redes sociais: uma abordagem histórico-crítica
Este projeto almeja levantar indicadores históricos da formação das redes sociais sob a ótica do design dos dispositivos nela implicados. Para tanto, busca-se traçar linhas de continuidade entre mídias tradicionais de comunicação – tais como a carta manuscrita, o jornal, a televisão, o telégrafo, e outras – e canais contemporâneos de difusão de mensagens nas mídias sociais. A pervasividade destes canais na cultura atual suscita, além de uma historiografia, uma análise crítica aprofundada do design dessas mídias interativas, considerando-se seu papel na captura da atenção, sua instauração como meio difusor de notícias e modelador de relações interpessoais numa esfera público-privada.


Design e imagem em movimento
Esta pesquisa destina-se a explorar a aproximação entre as áreas do design e das imagens em movimento, compreendendo-se aí o cinema, o vídeo, os filmes de animação, as imagens digitais geradas por programação e as imagens circulantes nas mídias sociais. Intenciona-se tratar da questão tanto numa perspectiva historico-genealógica tanto contemporânea.


Design em movimento
Pretende pôr em movimento o campo constituído do design, com suas teorias e práticas, através de uma articulação entre diferentes campos de conhecimento: design, antropologia, ciências sociais e políticas. Este primeiro movimento, de cunho essencialmente teórico, se desdobra em uma multiplicidade de práticas que implicam em diversos atores/agentes, espaços institucionais e não-institucionalizados, assim como uma série de metodologias e ferramentas a serem testadas em experimentos.



Design, história e memória gráfica
Projeto de pesquisa que trata de abordagens históricas do design que situam-se tanto no sentido crítico de reinterpretação do passado para significação do presente e projeção do futuro, como na aproximação de fenômenos recentes para a compreensão da experiência do tempo atual. Busca-se conexões entre as técnicas de produção e possibilidades expressivas do design, na interpretação de linguagens visuais do passado e do presente, situadas em seus contextos de uso e práticas sociais. Através da identificação e análise de manifestações gráficas e da cultura material como objetos centrais de pesquisa, objetiva-se a investigação e reflexão sobre práticas projetivas, de circulação ou de consumo de artefatos de design, contribuindo para a visibilidade de técnicas e temáticas que atuam na articulação de identidades e processos culturais de significação. Valoriza-se especialmente a promoção e memória do design brasileiro em suas origens e manifestações menos conhecidas na historiografia tradicional desde o século XIX até os dias atuais.


Imagem em movimento numa escola de design
Como um projeto acadêmico em design evita anacronismos, mantendo um espírito pedagógico contemporâneo, comprometido com os ideais fundadores de sua ‘matriz’ bauhausiana? E mais especificamente, como a abordagem experimental da ‘imagem dinâmica’ apresentada em trabalhos como os de Lászlo Moholy-Nagy, Man Ray e Oskar Schlemmer pode ser atualizada, considerando o atual estado das tecnologias de imagem em movimento?


Orlando da Costa Ferreira: Um panorama da industria gráfica brasileira
Este projeto visa, através do resgate de parte do acervo do bibliólogo Orlando da Costa Ferreira (OCF), catalogar e mapear a industria gráfica brasileira nas décadas de 1950 e 1960. Esse resgate se dará através da digitalização e da analise dos textos publicados por Orlando da Costa Ferreira em jornais no período compreendido entre junho de 1957 e abril de 1964. Como produto final desta pesquisa, além da produção de artigos cientificos, teremos o lançamento de um livro contendo uma seleção desse material e ensaios de pesquisadores participantes do referido projeto.


Visualidade, tecnologias e novas formas da imagem em movimento
O projeto de pesquisa investiga o processo e o efeito das novas tecnologias de imagem em movimento e suas interfaces tanto em termos sócio-históricos quanto estéticos. Estão compreendidas as transformações das mídias, sobretudo a partir do evento do vídeo, e seus efeitos sobre a produção de sentido. Procura-se também entender fenômenos do campo da comunicação visual que implicam em relações de interatividade.

